top of page

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

I FEIRA DE CIÊNCIAS DO AGRESTE

REGULAMENTO

                                              

I. DA PARTICIPAÇÃO

 

I.1 Participarão da feira escolas públicas e privadas, com a inscrição gratuita de alunos e professores que atuem no ensino fundamental II, médio e/ou técnico.

I.2 Cada escola participante poderá concorrer com até cinco projetos de dois alunos cada.

I.3 Os professores (orientadores) podem orientar mais de um projeto, desde que o aluno participante esteja inscrito em apenas um projeto. Por projeto, se inscrevem um ou dois aluno(s) com um professor orientador.

I.4 Caso o professor seja de Escola Estadual, o professor deverá fornecer os seguintes dados: número de matrícula, número de identidade e CPF, endereço da escola. Estes dados serão passados para a Secretaria de Educação do Estado.

I.5 Só receberão o crachá, a camisa e os certificados, os estudantes que estejam devidamente inscritos na feira.

 

II. DAS CATEGORIAS E PRÊMIOS

​

II.1 Serão disponibilizados certificados de participação para todos os participantes (professores orientadores, alunos e avaliadores) da feira.

II.2 Serão premiados os três primeiros lugares gerais (incluindo todas as linhas temáticas), com a seguinte premiação: 1° lugar – Troféu, Bolsa de iniciação científica Júnior (Jovens Talentos), duração de 1 ano. Placa de primeiro lugar. Participação com apresentação de trabalho na 25ª Ciência Jovem em Olinda-PE, dias 6, 7 e 8 de novembro de 2019 (Custeio de deslocamento disponibilizada pelo evento); 2° lugar – Troféu, Bolsa de iniciação científica Júnior (Jovens Talentos), duração de 1 ano. Placa de segundo lugar. Participação com apresentação de trabalho na 25ª Ciência Jovem em Olinda-PE, dias 6, 7 e 8 de novembro de 2019. (Custeio de deslocamento disponibilizada pelo evento); 3° lugar – Troféu, Bolsa de iniciação científica Júnior (Jovens Talentos). Serão concedidas menções honrosas até o 10º colocado na classificação geral do evento.

* As bolsas de iniciação científica são concedidas apenas para os estudantes de escolas públicas (conforme edital da CNPq).

** Outros prêmios e brindes poderão ser disponibilizados aos participantes do evento através de sorteio, e mediante a disponibilização destes itens através dos parceiros e apoiadores do evento.

​

III. DAS INSCRIÇÕES

​

III.1 As inscrições ocorrerão de 06 de maio de 2019 até 16 de agosto de 2019, exclusivamente através do site: https://feiradecienciaspe.wixsite.com/caruaru/ Aba INSCRIÇÕES, com envio do resumo por e-mail: feiradecienciasdoagreste@hotmail.com .

            III.2 No ato da inscrição, é necessário escolher a linha temática a qual o projeto se enquadra.

            III.3 O resumo do trabalho deve ser composto por Título, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussões, Palavras-chave, compreendidos em uma página. Modelo no ANEXO I.

            III.4 No dia da apresentação dos trabalhos, todos os participantes deverão apresentar o ‘Diário de Bordo’, que é um caderno ou pasta no qual os estudantes registram as etapas que realizam durante o desenvolvimento de seu projeto. Este registro deve ser detalhado, com datas de reuniões, da realização de atividades, os locais onde eles aconteciam. Ou seja, com todos os movimentos realizados durante a realização do projeto: hipótese, perguntas, descobertas, investigações, experimentos, entrevistas, coleta de dados, gráficos, resultados e análises. O Diário não deve ser realizado ou registrado no computador, ele precisa ser feito à mão, com o nome de todos os envolvidos durante o projeto, com as informações citadas anteriormente. Assim, recomenda-se o uso de um caderno em capa dura, sem espiral, que deve estar exposto e apresentado à Comissão Avaliadora no momento da apresentação do trabalho. Para maiores informações, acesse: https://feiradecienciaspe.wixsite.com/caruaru/diariodebordo 

            III.5 Todos os trabalhos inscritos participarão de uma seleção que será realizada pela Comissão Científica da feira. A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site do evento, https://feiradecienciaspe.wixsite.com/caruaru.

            III.6 Caso o projeto envolva os tópicos a seguir, é solicitado que o professor orientador enviei um e-mail para a Coordenação do evento, para solicitar uma possível liberação. E-mail: feiradecienciasdoagreste@hotmail.com, com o título do e-mail: TRABALHO PARA LIBERAÇÃO DE APRESENTAÇÃO. Os tópicos são:

- Pesquisa com Seres Humanos – Inclui em todo o projeto a análise de dados obtidos a partir da submissão dos seres humanos a atividades físicas, observação de comportamento e estudos.

- Animais vertebrados – A legislação internacional define como animais vertebrados, qualquer ser vivo, não-humano, embrião mamífero ou feto, ovos de pássaros a 3 dias (72 horas) de chocarem, e todos os outros vertebrados em fase de desenvolvimento.

- Recombinação de DNA – Moléculas que foram construídas a partir de células vivas, com a união de traços do DNA natural ou sintético com outras moléculas de DNA que podem replicar uma vida, seja de animais ou plantas.

- Substâncias Patogênicas – Agentes causadores ou potencialmente causadores de doenças, como: bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Organismos coletados ou cultivados de qualquer ambiente pelo estudante durante o projeto devem ser considerados potencialmente patogênicos. Resíduos animais e/ou humanos e seu produto são também considerados agentes potencialmente patogênicos. Culturas adquiridas por compra devem ser identificados como não patogênicos pelo fornecedor.

- Substâncias controladas – Drogas controladas; álcool etílico consumível, tabaco.

- Tecido animal ou humano e seus fluidos – Incluem: sangue humano, fezes, urina e outros fluidos. Caso o sangue testado não seja do próprio estudante, a amostra de sangue apresentada deve conter documentação que comprove que está livre de qualquer doença, como Hepatite A e B, e AIDS. Estão isentos deste tópico: tecido vegetal, cultura de células ou tecidos, carne obtida em lojas, restaurantes ou açougues.

III.7 O número de projetos participantes selecionados será de 50 trabalhos, desde que atendam a todos os requisitos. A seleção consistirá na análise dos seguintes aspectos:

a) estar redigido em português; b) Estar formatado em fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas simples, máximo de 1 lauda, incluindo referência. A referência deve estar em fonte Arial 9; c) Ser claro e conciso; d) Informar a contextualização, a problematização do assunto, os objetivos do trabalho e os resultados esperados e/ou alcançados; e) Estar limitado a uma página de arquivo tipo .doc ou .pdf; f) Originalidade do tema apresentado; g) relevância do processo de educação científica desenvolvido.

​

IV. DOS PROJETOS

​

IV.1 Os projetos poderão explorar qualquer área do conhecimento, desde que esteja inscrito na linha temática correta. Podendo também relacionar a sua temática de forma interdisciplinar e contextualizada.

            IV.2 Será de responsabilidade de cada equipe providenciar todos os materiais necessários para a exposição de seu projeto nos dias de realização da feira. A Comissão Organizadora não disponibilizará material ou substâncias a nenhuma das equipes inscritas para apresentação do trabalho. Durante o evento, serão concedidos cola, fita dupla face, clipes, caneta, dentro outros, para auxiliar a montagem e manutenção dos stands.

​

V. DA MONTAGEM E DESMONTAGEM DOS TRABALHOS NA FEIRA

​

V.1 A montagem dos stands deverá ser feita pelos participantes no local da feira no dia 23 de outubro de 2019, das 14 às 17:30h.

            V.2 A Comissão Organizadora da feira não dispõe de pessoas ou carros para deslocamento dos materiais das equipes participantes.

            V.3 A localização dos stands será designada pela Comissão Organizadora, no ato do credenciamento, com fixação de listagem de divulgação das equipes e seu código de localização.

            V.4 A área dos stands será de 1,50 x 1,00m. Os participantes não poderão ultrapassar este espaço.

            V.5 Os stands serão equipados com 01 (uma) mesa, 1 (uma) cadeira e um ponto de energia.

            V.6 Não serão permitidos nos stands a permanência de materiais que não façam parte da exposição.

​

VII. DA EXPOSIÇÃO

​

VI.1 Os projetos deverão ficar expostos durante toda a feira, sendo avaliados a partir das 9hs do dia 24 de outubro, até às 12hs do dia 25 de outubro de 2019.

            VI.2 Os stands não poderão ficar desocupados em nenhum momento durante a exposição, estando disponível para consulta da comissão avaliadora e pelo público visitante.

            VI.3 O Diário de Bordo deverá ficar em local visível para consulta da comissão avaliadora e público, fazendo parte do material integrante da exposição.

VI.4 A manipulação de todos os materiais em exposição será de total responsabilidade da equipe participante.

VI.5 Nos dias da feira serão disponibilizados monitores que compõem a organização da Feira de Ciências do Agreste para auxiliar os participantes e visitantes.

​

VIII. DA AVALIAÇÃO

​

VII.1 Os projetos serão avaliados por comissões constituídas por pessoas que atuem em práticas educacionais (discentes de pós-graduação; professor da educação básica e/ou superior; gestor educacional; técnico educacional; profissionais liberais; dentre outros), especialmente compostas para proceder à avaliação.

VII.2 Serão designados suplentes para eventual substituição, na falta dos titulares.

VII.3 Cada projeto deverá ser apresentado aos avaliadores pelos 02 (dois) alunos inscritos, nos dias 24/10/19 (Das 9h às 12hs, das 14 às 17h) e no dia 25/10/18 (Das 9h às 12hs). Em caso de substituição de um ou dois alunos por motivo superior, o fato deverá ser comunicado até 30/09/19 à Comissão Organizadora da feira.

Clique para salvar o Regulamento da IIFCAP

feira 1.png
bottom of page