top of page

A Feira

facebook perfil.png

Considerando que as Feiras de Ciências são atividades que possibilitam a interação da escola com a comunidade e que são motivadoras para os alunos e professores, é preciso que haja uma maior difusão destas atividades nas escolas, desde que elas ocorram de forma sistematizada e que estimulem a comunidade escolar para sua participação.

​

Assim, a realização da I Feira de Ciências do Agreste Pernambucano busca integrar as diversas escolas da Região do Agreste Pernambucano com suas comunidades, divulgando assim as atividades que são realizadas nas escolas, possibilitando um crescimento conjunto, com troca de ideias e informações que possam melhorar e ampliar as perspectivas de crescimento no que tange o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

 

Ressalta-se ainda que os recursos utilizados nestes eventos, como a experimentação, vídeos, maquetes e outros devem ser utilizados de forma consciente, que não gere lixo e que possam ser reutilizados em outros momentos dentro da escola. Possibilitando assim que os alunos além de construírem estes instrumentos, possam viabilizar seu uso de forma contínua. Logo, temas relevantes precisam ser explorados com estes alunos para que seja possível dar significado ao que for construído no decorrer de suas pesquisas. Assim, busca-se que os alunos apresentem um trabalho de caráter investigatório, que apresente resultados de investigações, com grau de importância e relevância para a comunidade, podendo contribuir para a mudança da realidade em que os problemas são investigados.

 

Por fim, para a apresentação dos trabalhos na I Feira de Ciências do Agreste Pernambucano é preciso colocar em prática o caráter investigativo, sabendo organizar, observar, pesquisar, investigar, avaliar e realizar um intercâmbio entre professores e alunos da Educação Básica.

I Feira de Ciências do Agreste Pernambucano
facebook perfil.png

Mais objetivos... Motivar o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novas tecnologias e recursos que possam ser utilizados no viés da aprendizagem significativa;

​

Contribuir para a formação de cidadãos aptos para atuar na realidade socioambiental, oportunizando a iniciação científica e tecnológica, pautando-se nos Parâmetros Curriculares e no enfoque interdisciplinar da educação básica.

​

bottom of page