top of page

Diário de Bordo

O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual os estudantes registram as etapas que realiza durante o desenvolvimento de seu projeto. Este registro deve ser detalhado, com datas de reuniões, da realização de atividades, os locais onde eles aconteciam. Ou seja, com todos os movimentos realizados durante a realização do projeto: hipótese, perguntas, descobertas, investigações, experimentos, entrevistas, coleta de dados, gráficos, resultados e análises.

O Diário não deve ser realizado ou registrado no computador, ele precisa ser feito a mão, com o nome de todos os envolvidos durante o projeto, com as informações citadas anteriormente. Assim, recomenda-se o uso de um caderno em capa dura, sem espiral, que deve estar exposto e apresentado à Comissão Avaliadora no momento da apresentação do trabalho. O mesmo não deve ser enviado para a Feira de Ciências do Agreste Pernambucano.

Dicas para fazer seu Diário de Bordo

1. Fidelidade do desenvolvimento

O diário deve ser o instrumento que te acompanhará na hora de testar suas ideias. Teste e anote. Se for preciso, faça rasuras. É muito importante que você tenha um registro fiel de tudo que já tentou fazer. Assim, você vai definir o rumo da sua pesquisa, vai evitar erros repetitivos e vai garantir que lembrará de detalhes importantes que poderão fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu trabalho. Enfim, não perca tempo passando seu diário de bordo a limpo. Isso poderá dar a impressão de que você não o utilizou corretamente.

2. Do tamanho das suas ideias

Nenhum diário de bordo precisa ser grande, com 500 páginas de texto, ou algo assim. Ele precisa ter a quantidade de páginas que você necessitou para cumprir a dica 1, independentemente do número que isso representar.

3. Mantenha a sequência

Deixe o mínimo de espaços vazios que for possível. Ter muitas linhas em branco entre uma anotação e outra não “pega bem”, pois pode dar a impressão de que você pode incluir informações em datas passadas, mudando sua linha de raciocínio natural.

4. Preze pelo “clean

Evite encher seu caderno de colagens. Lembre-se: ele é um local de registros e anotações. Você pode criar uma pasta separada de anexos e até mesmo um álbum de fotografias para complementar seu diário de bordo.

5. Evite excessos

Não perca tempo copiando textos no seu caderno. Você poderá ter seu material bibliográfico organizado em uma outra pasta. Caso queira anotar uma observação muito importante, tudo bem, você poderá fazer isso e acrescentar: “conforme anexo 04 da pasta de anexos” – nesse caso, enumere os anexos. Isso vai mostrar que você é organizado e usa adequadamente cada ferramenta.

Fontes: https://bit.ly/2rdkzwu , https://bit.ly/2FyBizp,

bottom of page